AS MULHERES DA MINHA VIDA



Pois é temos um dia só nosso e nem sabemos bem o que fazer com nosso dia a dia, muitas conquistas e muito ainda há por fazer. Hoje tenho certeza que sou uma grande colcha de retalhos, delicadamente trabalhada por muitas mãos femininas, que me fizeram ser uma pessoa mais humana, crítica quando precisa e acolhedora em outros momentos, que me mostraram que tudo sempre é um grande aprendizado e que cair nem sempre é ruim, pela doçura, pela generosidade, pela dignidade, pela força, pela vaidade, pela preguiça, pelo abraço, pelas fofocas, pela sensualidade, pela maternidade voraz... E por muito mais.

A mais marcante de todas elas é minha mãe que me fez ver que até no sofrimento é preciso ter dignidade e doçura, ser firme sem ser agressivo, não se desesperar nunca, estar pronta para ajudar ao próximo e não se deixar invadir. Sei que ela paga um preço por ser tão ela dentro dela, mas sempre nos deu asas, nos deixou fazer escolhas e estava pronta para juntar nossos pedaços para ser colo que acolhe. Mãe é a mulher mais completa na nossa vida!! Minhas avós que eram bem diferentes, mas sempre um aprendizado uma oração. Minhas muitas tias e primas vários estilos e talentos.Minhas madrinhas de batismo e crisma que com suas máquinas de costura me encantam sempre!!

Minha irmã amada Jacqueline que mesmo sem saber é responsável por muito do que sou, sua força que não sei de onde vem, aparência frágil e uma mãe leoa, seu incansável talento e dedicação aos estudos, por ser mais permissiva com as crianças. Por me levar para uma grande escola e me deixar a difícil responsabilidade de ser a irmã da professora mais amada pelos colegas e alunos... Foi maravilhoso e te amo muito!

Minha irmã/cunhada Selma com sua entrega incondicional aos nossos anjos, pelas dores e amores que passamos e pela generosidade. Minha cunhada Ingrid pela ousadia, pelo desapego e pela garra. Minha sogra que me permitiu ver que cada um tem seu jeito de demonstrar amor, por mais diferente que seja e que respeito é uma forma de amor.

Minhas sobrinhas amadas Melanie, Sabine, Valentina e Fernandinha que me permitem ser um pouco “mãe de menina”, pelos pinheirinhos de papel, olhinhos arregalados, cachinhos embaraçados, pelos colinhos e cheirinho de menina em casa, pelas bonecas, lacinhos e vestidos!

Minhas amigas de escola, de faculdade, de trabalho mãe de amigos do meu filho que são mais que queridas, minhas vizinhas especiais ao longo das muitas mudanças – com quem em muitos momentos ouvi e aprendi e em outros fui ouvida e até ensinei. As professoras que tive nas quais me espelhei, as professoras do meu filho com as quais dividi dúvidas e vitórias. As mães de algumas amigas que se tornaram um pouco minha em alguns momentos. Minha ajudante em Porto Alegre, Leda que me ensinou que ser feliz é uma escolha nossa, que filhos são capazes de arrancar uma força inacreditável de cada mulher.

Sinto-me uma mistura de todas elas, aberta a receber novos pedacinhos ou quem sabe precisando pegar mais delas, dizer a cada uma que me são especiais seria impossível, então queria agradecer a todas as MULHERES que passaram pela minha vida e  me permitiram ser o que sou.

PS: Agradeço a Deus por ter colocado na minha vida homens maravilhosos que foram exemplo como meu pai, meu irmão que amo muito, meu marido mais que companheiro, meu filho, meus sobrinhos queridos e meus amigos. Obrigada pelo carinho, respeito e admiração. Isso me permitiu ser uma mulher sem ressentimentos ou mágoas masculinas.

Comentários

  1. Prima! Belas palavras!
    Parabéns pelo nosso dia! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso... Mônica... só podia vir de você...PARABÉNS!!!SDS BJSSS

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto!Transparente,objetivo e é vc!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Mônica, amei suas palavras e muitas delas me fizeram pensar em todas as mulheres que passaram por minha colcha de retalhos e, sem dívida, você faz parte dela.
    Um grande beijo.
    Simone de Curitiba.

    ResponderExcluir
  5. De uma delicadeza uma doçura...feliz de quem tem uma pessoa assim ao lado

    ResponderExcluir

Postar um comentário