SERÁ QUE PRECISAMOS MESMO DE TUDO ISSO?



Acabei de ver um video, se tiver um tempinho assista com calma, no youtube existem vária versões... uma sugestão aqui  http://www.youtube.com/watch?v=3c88_Z0FF4k . O tempo: 20min, mas nos faz refletir sobre nossa casa, sim nosso casinha,lar, espaço familiar e também sobre nosso papel no PLANETA, que só para lembrar, NÃO nos pertence... Eu tenho conversado muito com minha familia e amigos sobre a necessidade real de certos produtos, sobre a ansiedade que é ter filhos que cobram(muitos conhecem o consumismo já no berço) o comprar, comprar ,comprar...ter, ter, ter. Quando não, os pais valorizam e estimulam esse perfil, afinal não querem filhos "DIFERENTES". Não sou do tipo ecologicamente ou politicamente correta, acho que teria que melhorar muito ainda, e sei que posso fazer mais. Porém,será que justifica numa casa de classe média,ter três ou quatro carros (de preferência grandes e luxuosos) quando só o casal dirige? Cada cômodo com sua TV (no mínimo 42"), celulares de diferentes modelos trocados quase que mensalmente...jogos de video game que perdem sua "validade" em menos de seis meses. Qual a real necessidade de produzirmos tanto lixo,que no conforto dos condomínios/casas são retirados da zona de alcance dos nossos olhos, nos dando a falsa idéia de estar "fazendo nosso parte". Num mundo onde os apartamentos tem lavanderias cada vez menores(assim como as família) as máquinas de lavar roupa tem capacidade de 13-15 kg contra as já superadíssimas de 6 kg que eram produzidas quatro anos atrás...pode?
Sei que não estou sozinha nessas divagações, muita gente tem se questionado sobre quanto tempo isso vai durar.
Realmente não sei, mas acho que podemos fazer pequenas mudanças, sem radicalismos, mostrar para nossos filhos que isso não agrega valores éticos nem morais as suas vidas...que SER ainda é mais fascinante e duradouro que o TER.

Comentários

  1. Cláudia de Macedo Pereira11 de janeiro de 2012 às 06:13

    Mônica....Você é DEMAIS!!!!

    ResponderExcluir
  2. SHOW PRIMA! SE PASSARMOS AOS NOSSOS FILHOS ESSA MELHOR FORMA DE VIVER, MUDANDO HÁBITOS "SIMPLES", MAS QUE MODIFICAM E MELHORAM NOSSO MUNDO, PODE SER QUE TENHAMOS UMA SIGNIFICATIVA REVIRAVOLTA NO CAMINHO DE DESTRUIÇÃO DA TERRA QUE ESTAMOS SEGUINDO!
    BEIJOS!

    ResponderExcluir

Postar um comentário