FERIAS PARA RENOVAR AS ENERGIAS!

Nada como boas ferias no carinho do ninho familiar para renovar as energias de uma família em ritmo de grandes adaptações nos últimos meses, apos um ano e meio sem retornar ao Brasil por la estivemos durante dois maravilhosos meses. Sim, estávamos com saudades de tudo... Do abraço apertado dos seres humanos que mais amamos, da comida da mãe, da cama cheirosa que sempre nos espera, do barulho das crianças juntas (nem tao crianças mais mesmo assim agitam o pedaço ou agitam os pequenos!) dos agregados que vão conquistando nossos corações, dos amigos que não víamos a tanto que tive a impressão de estar a mais tempo ainda fora, sentir o carinho e acolher as pessoas que em algum momento estiveram nas nossas vidas ao longo dessa caminhada.


Voltar as raízes eh perceber e valorizar o que realmente faz sentido nessa vida, a vida não eh feita de vitorias... Contar e recontar "causos" , a conversa boa com os irmãos, lembrar dos momentos que tivemos com nossos filhotes ainda pequenos, eh rir de antigas historias, contar aos novos esses momentos únicos vividos para que eles também aproveitem da magia do que eh ser família.
Mas eh claro que a gente muda a rotina do povo, tira tudo do lugar, consegue transformar julho e agosto em dezembro, fazendo parecer Natal, como diz meu amado e fofo Orlando - Isso e melhor que Natal, tem presente, comidas e o primo muitos dias só pra mim! Como não amar? 
Ter a mesa completa das pessoas amadas e com as delicias de natalinas  da casa da minha mãe (mousse de bacalhau, bolo de nozes...) como sempre eh em dezembro, chegar na casa do sogra e encontrar uma lata cheia de "chifrinhos" em pleno julho(quase um sacrilégio!) - São biscoitinhos natalinos  que tem um nome em alemão(vanille kpfel acho que eh assim) mas que desde que comi pela primeira vez apelidei de chifrinhos e nunca mais minhas sobrinhas usaram o nome original (acabando com as tradições!). Isso não tem preço... Primos se reunindo, saindo, aproveitando para matar aula( belo exemplo!) só pra ficar mais tempo junto, jogatina gourmet na casa da prima mais velha sem hora pra acabar e muito menos pra levantar. Ah! São só essas boas lembranças que levamos dessa vida!
Estar em lugares onde relembramos historias, vivemos momentos especiais e fizemos amigos de verdade - Curitiba, Florianópolis e São Paulo - Fred esteve em Recife que tbm amamos muito. Foi um motivo a mais pra lembrar como nosso país eh lindo e que não devemos nada para nenhum outro lugar no mundo, que assim como no Brasil outros lugares tbm tem seus problemas e suas belezas... Melhor curtir e valorizar as belezas pois são delas que nos lembramos sempre.
E tudo ainda teve um gostinho mais que especial, conseguimos reunir a família toda pela primeira vez apos tantos anos, comemorar o aniversário do Frederico com todos foi perfeito, obrigada a cada um que esteve conosco! Olhar ao redor e perceber que somos privilegiados e que independente das dores vividas por cada um, estamos sempre unidos que somos importantes uns para os outros, que nos respeitamos, nos admiramos e nos valorizamos. Não fugimos de nada nessa vida, mas se um dia precisarmos eh para a família que voltaremos sempre... Feliz de quem tem uma assim!


Proporcionar ao Fred esses momentos nos faz realizados como pais, não temos o direito de tirar dele esse convívio e ele curtiu cada colo(muitos!), cada abraço, cada beijo(quase infinitos!), cada brincadeira, cada game, cada gordice das avos... Retomar os laços de amizade em Recife foi como ele mesmo diz, mais que perfeito! Mesmo que a volta tenha sido acompanhada de lagrimas, numa mistura de alegria e pesar. Viver eh ser intenso e sempre nos arranca algumas lagrimas!


Amigos e primos são os irmãos que escolhemos para caminhar ao nosso lado, mesmo que o ao lado seja um pouco distante!

Voltar, mesmo que de ferias nos faz reduzir o ritmo, retomar as forcas, nos torna menos arrogantes, nos mostra que a distancia nos rouba alguns momentos, mas que por isso mesmo temos que aproveitar  cada instante quando estamos juntos...Quem não volta(nem que por uns poucos dias) foge de algo mal resolvido, nega seu passado e rompe vínculos importantes, não se permite viver algo maravilhoso. Perde muito!!

Comentários

Postar um comentário